Links recomendados: Produtos * Serviços * Segurança * Links * Oportunidade$ * Paz * Saúde * ReceiTANIOS * Livros online * Seu Sangue, Seu Destino

Alimentos saudáveis:

O melhor caminho para fugirmos dos médicos!

Leia também estes artigos: Eles podem salvar muitas vidas!

Obesidade infantil * Pessoas obesas são maioria * Controle de Peso * Mercado de fitness e Welness * Opinião Médica * Obesos demais para Raios-X * Nutrição Celular * Receitas saudáveis * Chá Verde * Dieta do Tipo de Sangue

Clínica de Computadores HAMZO

Rua Diogo de Quadros 240 sala 12

Fone (11) 2865-6034

Plantão WhatsApp: +55 11 992 612 250

ATENDEMOS EM DOMICÍLIO - CONSULTE PREÇOS

 

Plantão do Pronto-Socorro de Computadores

 

Celular (11) 992-612-250

 

English-speaking phone line for Computer Help

 

Teléfono para Primeros Auxilios de Computadoras

 

CURTA HAMZO Informática no Facebook

 

 

Sites especialmente recomendados:

 

Traduza os rótulos e escolha bem os alimentos

Colesterol, gordura trans, carboidratos, proteínas... já foi o tempo em que ir ao supermecado era uma coisinha simples, acomodada entre uma atividade e outra. Escolher bem os alimentos que bom! é uma preocupação cada vez mais comum. Mas a tarefa leva tempo e requer preparo.
Ei, mas nada de torcer o nariz. A nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella, encarou a missão de traduzir o que está por trás da maioria dos rótulos existentes por aí, incluindo aqueles mais compliados e cheios de palavras difíceis. A seguir, ela destrinça tudo (tu-di-nho mesmo) sobre os principais conceitos que precisam estar na ponta da língua de qualquer pessoa interessada em manter a alimentação saudável e o peso em dia.

 

É mito ou verdade que carboidratos consumidos em excesso acumulam-se sob a forma de gordura? Como e por que isso acontece?


Isso é um mito. O ganho de peso acontece devido ao consumo excessivo de calorias, não gasto durante o dia. Assim, as calorias excedentes serão depositadas no corpo na forma de gordura. Entretanto, a recomendação é que todos os nutrientes sejam distribuídos entre todas as refeições do dia. Se você não conhece a composição dos alimentos, é fácil: varie. Inclua no seu cardápio alimentos de origem animal (carnes e leites), vegetais (cereais, frutas, legumes e verduras) e faça pequenos lanches entre essas refeições. Assim, você terá uma variedade de alimentos e evitará o acúmulo de um determinado nutriente. Se, à noite, você ingerir somente macarrão, saladas, legumes e frutas, a sua alimentação será rica em carboidratos. Consumindo um pequeno filé grelhado, acompanhado de pequenas porções de legumes cozidos e salada, a quantidade de carboidratos irá se reduzir, além de haver uma maior variedade de nutrientes.

 

Sintomas e alimentos que os curam

1. DIFICULDADE EM PERDER PESO
O que está faltando: ácidos graxos essenciais e vitamina.

Onde obter: semente de linhaça, cenoura e salmão - além de suplementos específicos.

2. RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
O que está faltando: na verdade um desequilíbrio entre o potássio, fósforo e sódio.
Onde obter:
água de côco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, nozes, acelga, coentro e os suplementos.

3. COMPULSÃO A INGERIR DOCES
O que está faltando:
cromo.
Onde obter: cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre,cenoura + suplementos..

4. CÂIMBRA, DOR DE CABEÇA
O que está faltando: potássio e magnésio
Onde obter: banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja e água.

5. DESCONFORTO INTESTINAL, GASES, INCHAÇO ABDOMINAL
O que está faltando:
lactobacilos vivos
Onde obter: coalhada, iogurte, missô, yakult e similares.

6. MEMÓRIA RUIM
O que está faltando:
acetil colina, inositol.
Onde obter: lecitina de soja, gema de ovo + suplementos.

7. HIPOTIREOIDISMO (PROVOCA GANHO DE PESO SEM CAUSA APARENTE)

O que está faltando:
iodo.
Onde obter: algas marinhas, cenoura, óleo, pêra, abacaxi, peixes de água salgada e sal marinho.

8. CABELOS QUEBRADIÇOS E UNHAS FRACAS
O que está faltando:
colágeno.
Onde obter: peixes, ovos, carnes magras, gelatina + suplementos.

9. FRAQUEZA, INDISPOSIÇÃO, MAL ESTAR

O que está faltando:
vitaminas A, C, E e ferro.
Onde obter: verduras, frutas, carnes magras e suplementos.

10. COLESTEROL E TRIGLICERIDES ALTOS

O que está faltando: Ômega 3 e 6.
Onde obter:
sardinha, salmão, abacate, azeite

SETE REFRIGERANTES TÊM SUBSTÂNCIA CANCERÍGENA, REVELA PESQUISA
Flávia Mantovani da Folha de S.Paulo

Em uma pesquisa com 24 refrigerantes, a Pro Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - verificou que 7 têm benzeno, substância potencialmente cancerígena. O benzeno surge da reação do ácido benzoico com a vitamina C. Como não há regra para a quantidade do composto em refrigerantes, usou-se o limite para água potável: 5 microgramas por litro.
Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.
Fernanda Ribeiro, técnica da Pro Teste, diz que é difícil estudar a relação direta entre o benzeno e o câncer em humanos, mas que já se sabe que a substância tem alto potencial carcinogênico e que, se consumida regularmente, pode favorecer tumores. "Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), não há limite seguro para ingestão dessa substância", diz.
A química Arline Abel Arcuri, pesquisadora da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) e integrante da Comissão Nacional Permanente do Benzeno, diz que o composto vem sendo relacionado especialmente a leucemias e, mais recentemente, também ao linfoma.
O fato de entrar em contato com o benzeno não significa necessariamente que a pessoa vá ter câncer - há organismos mais e menos suscetíveis. "Mas não somos um tubo de ensaio para saber se resistimos ou não, e não há limites seguros de tolerância. O ideal, então, é não consumir", diz Arcuri.
O benzeno está presente no ambiente, decorrente principalmente da fumaça do cigarro e da queima de combustível. Na indústria, é matéria-prima de produtos como detergente, borracha sintética e náilon.
Nesse caso, não contamina o consumidor por se transformar em outros compostos. A principal preocupação é proteger o trabalhador da indústria.
O efeito do benzeno é lento, mas, quanto maior o tempo de exposição e a quantidade do composto, maior a probabilidade de desenvolver o tumor.

Adoçantes e corantes

A pesquisa da Pro Teste encontrou, ainda, adoçantes na versão tradicional do Grapette, não informados no rótulo. O problema é maior no caso de crianças, que devem ingerir menos adoçantes.
Foram reprovados outros seis produtos: Fanta Laranja, Fanta Laranja Light, Grapette, Grapette Diet, Sukita e Sukita Zero, que tinham os corantes amarelo crepúsculo - que, segundo estudos, favorece a hiperatividade infantil - e amarelo tartrazina - com alto potencial alergênico. "O amarelo crepúsculo já foi proibido na Europa. E muitas crianças têm alergia a alguns alimentos e, depois, descobre-se que o problema é o amarelo tartrazina", diz Ribeiro.
Os corantes são aprovados no Brasil, mas, para a Pro Teste, as empresas deveriam substituí-los por outros que não sejam problemáticos, assim como no caso do ácido benzoico. "É um problema fácil de ser resolvido", diz Ribeiro.

Editoria de Arte/Folha Imagem

O outro lado se defende:

A Coca-Cola, responsável pela Fanta, afirmou, em nota, que cumpre a lei e que os corantes de bebidas são descritos no rótulo. Afirma, ainda, que o benzeno está presente em alimentos e bebidas em níveis muito baixos.

A AmBev, que fabrica a Sukita, informou que trabalha "sob os mais rígidos padrões de qualidade e em total atendimento à legislação brasileira".

Cláudio Rodrigues, gerente-geral da Refrigerantes Pakera, que fabrica o Grapette, diz que a bebida tradicional pode ter sido contaminada por adoçantes porque as duas versões são feitas na mesma máquina. "Os tanques são lavados, mas pode ter ficado resíduo de adoçante no lote testado."

10 superalimentos que ajudam a emagrecer

A liga cheia de poderes especiais derrota a balança e combate doenças

Dieta saudável é sinônimo de variedade no prato, como você já sabe. Mas que tal incluir nessa seleção alguns alimentos superpoderosos quando o assunto é combater os quilinhos a mais? Não, não é história de gibi: essa liga cheia de boas intenções existe e tem todos os seus mistérios revelados pelo oráculo de nutrição do Minha Vida, Roberta Stella. Munida de todo seu aparato técnico, infalível contra qualquer gordurinha mais saliente, ela indica em primeira mão 10 delícias (entre elas, bebidas) favoráveis ao emagrecimento e à longevidade. Veja também: Dieta do Tipo Sanguíneo.

Mas atenção: esses heróis na luta contra o ponteiro da balança não conseguem nada sozinhos, trata-se de um trabalho de equipe. "Não é porque a maçã está na lista que você pode riscar todas as outras frutas do cardápio", alerta Roberta sobre a importância de um menu balanceado.

  1. Arroz integral: típico integrante das refeições dos brasileiros, o arroz tradicional deve ser substituído de vez pelo integral (saiba quando os integrais são a melhor opção). Nessa versão, a película que reveste o grão é mantida e, com ela, são preservadas fibras, vitaminas e os minerais desperdiçados quando o arroz é polido. As calorias dos dois tipos são praticamente as mesmas.

  2. Feijão: mais um tradicional participante do prato brasileiro, esse tipo de leguminosa é rico em proteínas livres de gordura saturada. O que isso quer dizer? Simples, comilança sem preocupações com os níveis de mau colesterol.

  3. Peixes: são fontes de ômega-3, um tipo de gordura importante na composição da membrana celular. Também desempenha um papel relevante na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. Portanto, conte com as poucas calorias dos peixes para manter o equilíbrio da balança e da saúde.

  4. Granola: trigo e aveia integrais são a base dessa mistura (confira a receita caseira), que torna o café-da-manhã muito mais energético. Os cereais integrais mantêm o sistema de açúcar no sangue equilibrado, prevenindo o desenvolvimento do diabetes. A granola ainda melhora o funcionamento do intestino, previne doenças cardíacas e alguns tipos de cânceres.

  5. Nozes: elas se destacam pelo alto valor nutricional: são ricas em proteínas, gordura insaturada, vitamina E, potássio e fibras. As nozes ajudam não só o emagrecimento, como a manutenção do peso. Só não exagere na dose, pois a ingestão excessiva pode levar ao ganho de peso. Elas rendem um ótimo lanche entre as refeições principais. Uma porção de seis unidades contém 115 calorias.

  6. Maçã: 83% da composição dessa fruta é derivada da água, fazendo com que seu valor calórico seja baixo (a unidade tem apenas 60 calorias). A maçã ainda é rica em fibras, vitaminas, minerais e pobre em gorduras. Na hora do consumo, nada de descartar a casca (talos e cascas rendem receitas incríveis). Ela é fonte de fibras e de diversos nutrientes.

  7. Tomate: entre tantos benefícios, o tomate está relacionado à prevenção de cânceres como o de próstata, pulmão e estômago. A melhor forma para usufruir de todas as vantagens do legume é ingeri-lo cozido ou processado.

  8. Água: ainda está para existir uma bebida que supere a qualidade da água. Além de despontar como líder no ranking dos hidratantes, ela é capaz de espantar a sensação de fome se consumida regularmente ao longo do dia desde, é claro, que você não pule nenhuma refeição. E o melhor de tudo é que ela não agrega nenhuma caloria à sua dieta (some as calorias de cada escapadinha)

  9. Chás: são ótimos estimulantes da função renal e ajudam a eliminar as toxinas com seu poder diurético. Durante a perda de peso, o chá favorece a pouca ingestão de alimentos, diminuindo assim, as calorias totais do dia.

  10. Leite desnatado: ele apresenta uma quantidade de gordura reduzida (e de calorias também), comparando à versão integral, e entra em cena contra a osteoporose, já que é uma excelente fonte de cálcio. Somando suas qualidades, o leite desnatado pode ser considerado um parceiro ideal para ficar de bem com a balança (5 lições que ajudam a emagrecer).

As quantidades de alimentos indicadas se referem apenas à prevenção das doenças especificadas. A dosagem ideal para o combate das demais ainda não foi identificada pelos pesquisadores.

Além dos superalimentos apresentados acima, a lista ainda pode ser completada com os seguintes:

Clique aqui para ver algumas receitas saudáveis. Encontre MAIS DE 1.000 receitas saudáveis gratuitamente no PacoTANIOS. Com o PacoTANIOS você agrega milhares de vantagens como esta.

VEJA TAMBÉM: Obesidade infantil * Pessoas obesas são maioria * Mercado de fitness e Welness *Opinião Médica * Obesos demais para Raios-X * Nutrição Celular * Receitas saudáveis

AS FRUTAS E SUAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS

Abacate: Nutritivo e altamente energético o abacate é o alimento dos tempos de recessão. Dentro dessa ótica, no Maranhão, já foi incorporado como complemento alimentar da população mais carente, sendo misturado com a farinha de mandioca ou de milho. Possui alto conteúdo de proteínas e sais minerais, mas sua principal característica é a alta quantidade de gordura, proporcionando aproximadamente 162 calorias por 100 gramas da fruta, o dobro da manga, duas vezes e meia o valor calórico da maçã e do abacaxi, mais de três vezes e meia o da laranja. Da fruta, se aproveita quase tudo. Das folhas do abacateiro se faz um chá que tem FIRE de ser diurético e carminativo, ou seja, que elimina gases intestinais. O caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a desinteria. O abacate também é muito utilizado pela indústria de cosméticos, em forma de cremes nutritivos e hidratantes, xampus, emulsão protetora hidratante, creme de limpeza, máscara refinadora, creme de mãos e unhas, sabão cremoso, leite de limpeza, entre outros. É conhecido, também por seus poderes afrodisíacos. Segundo a crença popular, a polpa do abacate é um ótimo estimulante sexual, assim como seus botões florais. Quem sofre de dor reumática e dor da gota possui no azeite de abacate um bom remédio.

Abacaxi: Fruta típica de países tropicais, é rica em potássio, magnésio, cálcio, vitaminas A, C, B1 e D. Auxilia na digestão, devido à presença de bromelina em sua composição (uma mistura de enzimas que desdobram proteínas, facilitando a digestão). É muito utilizado na preparação de xaropes.

Banana: Conhecida como um dos mais completos alimentos, a banana constitui uma inesgotável fonte de hidratos de carbono, potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício, cálcio, niacina, vitaminas A, B1, B2 e C. É nacionalmente conhecida como calmante intestinal, por estimular o apetite e as funções digestivas, graças a uma substância oleosa presente em sua composição, de efeito adstringente, que suaviza o intestino delgado, grosso e reto, sendo aplicada em casos de diarréia aguda ou crônica.

Melancia: Ideal para os dias quentes e para quem quer emagrecer, a melancia é uma das frutas mais ricas em vitaminas vendidas no Brasil: vitaminas A, C, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B6, B12, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico e biotina. As sementes da melancia são utilizadas em algumas regiões do país para fazer uma bebida diurética e vermífuga, denominada orchata.

Melão: Alimento rico em vitaminas A, possui também todo o complexo B e C, cálcio, ferro e fósforo. Possui alto conteúdo de celulose, que lhe dá uma função laxante suave. Recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite e cistite.

Pêra: A pêra é um dos maiores presentes do verão para os amantes da alimentação natural. Com um sabor delicioso, a fruta é rica em potássio, sódio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício, ferro, vitaminas A e C e do complexo B. É utilizada popularmente como coadjuvante do tratamento da hipertensão arterial e da prisão de ventre, sendo considerada, também, um ótimo diurético. Sua maior ação terapêutica se faz na doença diverticular do intestino.

Curiosidades sobre frutas e suas indicações:

Fruta

Valor Nutritivo

Ação Terapêutica

Origem

Predominante

Banana

Rica em hidratos de carbono, sais minerais e mais vitaminas A, B1 e B2.

Age contra diarréia e erisipela. Polpa trata inflamações

Sudeste Asiático

Setembro a Março (Pacovan). Julho a Abril (Comprida)

Laranja

Alto teor de vitamina A, C, complexo B, ferro e hidrato de carbono.

Previne gripes e resfriados. Desintoxica o organismo e ajuda o trabalho dos intestinos

Sul da China

Maio a Novembro

Limão

Rica em vitamina C.

Antigripal. Atua contra a acidez gástrica, acne, afta e enxaqueca.

Índia

Agosto a Janeiro

Maçã

Rica em vitaminas e sais minerais.

Atua contra diarréia e reumatismo. Fibra reduz o colesterol

Europa e Ásia

Fevereiro a Setembro

Mamão

Contém vitaminas A e C, proteínas e sais minerais.

Ajuda na função digestiva do organismo

América Tropical

Setembro a Junho

Manga

Rica em vitaminas A, C e complexo B.

Digestiva. Usada contra bronquite.

Ásia

Outubro a Março

Maracujá

Grande quantidade de vitamina C

Calmante e atua contra diarréia, tosse e úlceras.

América Tropical

Dezembro a Agosto

Fonte: Embrapa/Ceagepe
 

Abacate

Combate o diabetes

Baixa o colesterol

Previne as tromboses AVC

Controla pressão arterial

Suaviza a pele

Abacaxi

Fortalece os ossos

Alivia a febre

Ajuda a digestão

Bloqueia a diarréia

 

Água

Ajuda a perder peso

Previne o câncer

Previne pedra nos rins

Suaviza a pele

 

Alcachofra

Ajuda na digestão

Baixa o colesterol

Protege o seu coração

Estabiliza o açúcar no sangue

Protege contra doenças do fígado

Alho (USO EXTERNO)

Mata bactérias

Combate Fungos

 

 

 

Ameixa

Tarda o envelhecimento

Evita Constipação

Estimula a memória

Baixa o colesterol

Protege contra doença do coração

Arroz

Protege o seu coração

Combate o diabetes

Previne pedra nos rins

Previne o câncer

Previne as tromboses AVC

Aveia

Baixa o colesterol

Previne o câncer

Combate diabetes

Evita constipação

Suaviza a pele

Azeite

Protege o seu coração

Ajuda a perder peso

Previne o câncer

Combate o diabetes

Suaviza a pele

Baga de Mirtilho

Previne o câncer

Protege o seu coração

Estabiliza o açúcar no sangue

Estimula a memória

Evita a Constipação

Banana

Protege o seu coração

Atenua a tosse

Fortalece os ossos

Controla a pressão arterial

Bloqueia a diarréia

Batata doce

Protege a sua Visão

Levanta a disposição

Combate o câncer

Fortalece os ossos

 

Beterraba

Controla a pressão arterial

Previne o câncer

Fortalece os ossos

Protege o seu coração

Ajuda a perder peso

Brócolis

Fortalece os Ossos

Protege a Visão

Previne o câncer

Protege o seu coração

Controla a pressão arterial

Castanha

Ajuda a perder peso

Protege o seu coração

Baixa o colesterol

Previne o câncer

Controla a pressão arterial

Cebola

Reduz risco de ataque cardíaco

Previne o câncer

Mata bactérias

Baixa o colesterol

Combate Fungos

Cenoura

Protege a Visão

Protege o seu coração

Evita a prisão de ventre

Previne o câncer

Ajuda a perder peso

Cereja

Protege o seu Coração

Previne o câncer

Acaba com as insônias

Tarda o envelhecimento

Protege contra a doença de Alzheimer

Chá Verde

Previne o  câncer

Protege o seu coração

Previne as tromboses AVC

Ajuda a perder peso

Mata bactérias

Cogumelo

Controla a pressão arterial

Baixa o colesterol

Mata bactérias

Previne o câncer

Fortalece os ossos

Couve

Previne o câncer

Evita a prisão ventre

Ajuda a perder peso

Protege o seu coração

Atenua hemorróidas

Couve-Flor

Previne o câncer  da Próstata

Previne o câncer da Mama

Fortalece os ossos

Elimina escoriações

Previne a doença do coração

Damasco

Previne o câncer

Controla a pressão arterial

Protege a sua visão

Protege contra a doença de Alzheimer

Retarda o envelhecimento

Feijão

Evita constipações

Atenua hemorróidas

Baixa o colesterol

Previne o câncer

Estabiliza o açúcar no sangue

Figo

Ajuda a perder peso

Previne as tromboses AVC

Baixa o colesterol

Previne o câncer

Controla a pressão arterial

Laranja

Fortalece o sistema imunológico

Previne o câncer

Protege o seu coração

Favorece a respiração

Elimina o escorbuto

Lima

Previne o câncer

Protege o seu coração

Controla a pressão arterial

Suaviza a pele

Elimina o escorbuto

Limão

Previne o câncer

Protege o seu coração

Controla a pressão arterial

Suaviza a pele

Elimina o escorbuto

Linho

Ajuda a digestão

Combate diabetes

Protege o seu coração

Fortalece o cérebro

Fortalece o sistema imunológico

Maçã

Protege o seu coração

Evita constipação

Bloqueia a diarréia

Melhora capacidade dos pulmões

Amortece as articulações

Manga

Previne o câncer

Estimula a memória

Regula a tiróide

Ajuda na digestão

Protege contra a doença de Alzheimer

Mel

Cura Ferida

Ajuda a digestão

Previne contra Úlceras

Aumenta a energia

Combate alergias

Melancia

Previne o câncer na próstata

Promove a perca de peso

Baixa o colesterol

 

 

Melão

Protege a Visão

Controla a pressão arterial

Baixa o colesterol

Previne o câncer

Fortalece o sistema imunológico

Morango

Previne o câncer

Protege o seu coração

Estimula a memória

Acalma o stress

 

Noz

Baixa o colesterol

Previne o câncer

Estimula a memória

Melhora a disposição

Protege contra doenças do coração

Pêra

Evita a Constipação

Previne o câncer

Previne as tromboses AVC

Ajuda a digestão

 

Pimentão picante

Ajuda na digestão

Suaviza as dores da garganta

Remove abscessos

Previne o  câncer

Fortalece o sistema imunológico

Tomate

Previne o  câncer na próstata

Previne o câncer

Baixa o colesterol

Protege o seu Coração

 

Toranja

Protege contra ataques cardíacos

Promove a perda de peso

Previne as tromboses AVC

Previne o  câncer  da Próstata

Baixa o colesterol

Uva

Protege a Visão

Previne pedra nos rins

Previne o câncer

Aumenta o fluxo de sangue

Protege o seu coração

Propriedades Medicinais de Algumas Frutas

Ao decorrer do tempo, o homem veio a descobrir que as frutas possuem não só um grande valor nutritivo, mas também efeito medicinal. As frutas hoje estão entre os maiores agentes terapêuticos dados pela natureza. Todas as frutas são dotadas de propriedades medicinais. Umas são adstringentes, outras emolientes. Umas excitam as funções gástricas, outras ativam as funções intestinais. Umas desintoxicam o organismo, dissolvendo e expelindo os venenos; outras suprem ao organismo as necessárias vitaminas e os indispensáveis sais.
O poder medicinal das frutas é caracterizado para cada espécie. Assim, apresentamos a seguir um resumo das constatações experimentais:
  • ABACATE - É usado contra o reumatismo, promove a eliminação dos gases, digestivo, laxativo.

  • ABACAXI - Facilita a digestão, germicida, oxidante forte, desobstruente do fígado, combate a icterícia, combate a artrite, combate o inchaço, combate a difteria, bom contra as afecções da garganta e contra a arteriosclerose.

  • ABIU - Combate as afecções das vias respiratórias.

  • AMEIXA - É purgativa, depurativa.

  • AMÊNDOA - É eficaz contra as enfermidades das vias respiratórias e a irritação das vias urinárias.

  • ARAÇÁ - É calmante.

  • AZEITONA - A verde é adstringente, ao passo que a preta é laxativa.

  • BANANA - Combate a diarréia, calmante, favorece a formação, secreção e excreção do leite, combate a anemia.

  • CAMBUCÁ - É bom para o estômago.

  • CAQUI - É alcalinizante, bom para as afecções do fígado e os catarros da bexiga.

  • CASTANHA - É benéfica para os rins e o fígado, e muito útil na diarréia das crianças.

  • CEREJA - É alcalinizante, remineralizante, combate a desinteria, e eficaz contra a arteriosclerose.

  • COCO - É calmante, combate a febre, combate os vermes, útil nas inflamações intestinais.

  • FIGO - Combate as afecções das vias respiratórias, laxante, tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as dores e cura feridas.

  • FRUTA-DO-CONDE - É estimulante do apetite.

  • JENIPAPO - É indicado na má digestão e nas afecções do fígado e do baço.

  • GOIABA - Combate a diarréia e os tumores.

  • GRUMIXAMA - É estimulante do apetite, reanimadora.

  • JABUTICABA - É estimulante do apetite, reanimadora.

  • LARANJA - Combate a falta da vitamina C, estimulante do apetite, reguladora intestinal, laxante, diurética, combate o reumatismo, calmante, digestiva, antifebril, anti-hemorrágica, combate a nevralgia, restaura o fluxo menstrual, quando escasso ou ausente, combate a nefrite, depurativa, contra verminose, etc.

  • LIMA - É acalinizante e combate a falta da vitamina.

  • LIMÃO - O suco é estimulante do apetite, diurético, combate a febre, combate o reumatismo, combate a falta da vitamina C, anti-séptico, adstringente, curam feridas e combate o vômito. Dissolve os cálculos; combate as afecções produzidas por diversos microorganismos (cólera, disenteria, tifo, etc.).

  • MAÇÃ - Combate a diarréia, estomacal, combate as afecções das vias respiratórias. Alimento para o cérebro.

  • MAMÃO - É laxante, diurético, tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as dores e cura feridas, refrescante.

  • MANGA - É anticatarral, combate a falta da vitamina C, depurativa, refrescante, tem a propriedade de fazer suar, digestiva.

  • MANGABA - É digestiva.

  • MARACUJÁ - É calmante e tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as dores e cura feridas. Muito usado na coqueluche.

  • MARMELO - É adstringente, fortificante do aparelho digestivo.

  • MELANCIA - É calmante, diurética, refrigerante.

  • MELÃO - É calmante e diurético.

  • MORANGO - É diurético, anti-reumático, alcalinizante, combate a febre, elimina toxinas do fígado, laxante, facilita a digestão, tônico para os nervos.

  • NOZ - É bom remédio para o cérebro e para o sistema nervoso em geral.

  • PÊRA - É diurética e abaixa a pressão.

  • PÊSSEGO - É um bálsamo para o estômago e um precioso alimento para os diabéticos.

  • PITANGA - É refrigerante e antiberibérica. As folhas combatem a febre, mesmo nas maleitas rebeldes.

  • ROMÃ - As raízes são usadas para expulsar a tênia (ou solitária).

  • SAPOTI - É refrigerante.

  • TAMARINDO - É laxante e até purgativo.

  • UVA - É vitalizadora, alcalinizante, anti-reumática, depurativa,diurética, laxante, tônica para o sistema nervoso.

Valor nutritivo das frutas

As frutas são muito necessárias ao organismo. Fornecem os minerais e as vitaminas, que regulam o funcionamento do corpo, protegendo-o contra as doenças. Principais nutrientes das frutas: Vitamina C. Vitamina A. Cálcio. Fósforo. Açúcar. Gorduras. Funções destes nutrientes: Vitamina C - Mantém agregadas as células do organismo, evita hemorragias e protege as gengivas e os dentes. Vitamina A - Protege a vista, a pele e as membranas que revestem as cavidades do nosso corpo. Cálcio e Fósforo - Constroem, protegem e recuperam ossos, músculos e sangue. São também de grande importância para os tecidos nervosos. Açúcar e Gordura - Fornecem energia importante para a boa disposição do organismo.

Como selecionar e comprar frutas

Compre frutas de boa qualidade. São mais saborosas e fornecem ao nosso organismo o máximo de seu valor nutritivo. Escolha frutas frescas, firmes, reagindo a uma leve pressão dos dedos, de boa aparência, perfeitas, sem sinais de danificação por insetos, na cor correspondente ao seu grau de maturidade e completamente maduras, se forem para consumo imediato. O abacaxi deve estar com as folhas da "coroa" firmes. Dando-lhe uma pancadinha com os dedos polegar e indicador, o som deve ser semelhante a um "piparote" dado na parte interior do pulso. Compre o mamão "de vez", quando não for para consumo imediato. O mamão maduro tem tonalidade amarelo-dourada. A banana madura não deve ter manchas verdes na ponta.

Como conservar as frutas em casa

Frutas "de vez" devem ser conservadas em temperaturas ambiente, até o seu completo amadurecimento, quando devem ser consumidas ou levadas para a geladeira. As frutas se conservam por poucos dias na geladeira. Depois murcham, perdendo o sabor e o valor nutritivo. O mamão "de vez" deve ser envolvido em papel ou guardado em lugar escuro e fresco. O mamão não deve ser riscado, porque o líquido que sai contribui para perda de sabor e valor nutritivo. O abacaxi deve ser colhido após o seu completo amadurecimento. Quando colhido antes, ele murcha, perde o sabor e o valor nutritivo. A pêra deve ser colhida "de vez", após alcançar o máximo de seu tamanho.

IR À PÁGINA PRINCIPAL

ALIMENTOS FUNCIONAIS

IR À PÁGINA PRINCIPAL

DIETA DAS CORES

IR À PÁGINA PRINCIPAL

 

Caso alguma imagem ou link não esteja consistente, favor avisar tanios@hamzo.com.br

 Envie mensagem a tanios@hamzo.com.br com perguntas ou comentários sobre este site da Web.

 Veja as estatísticas de visitação deste site em http://www.hamzo.com.br/awstats/awstats.pl

Site Hospedado por GalaxyHost

 Copyright © 2012 Hill. Última modificação: 03 maio, 2017

 As marcas e logotipos aqui apresentados são de propriedade dos seus respectivos detentores.
 O Portal Hamzo não se responsabiliza pelo conteúdo apresentado pelos seus associados.