Radioamadorismo
Home Acima Pesquisar
 

PY2OP

 ESTAÇÃO DE RADIOAMADOR

(um pouco da minha história)

    O interesse pelo Radioamadorismo surgiu em 1975, quando o Grupo Escoteiro Piratinis resolveu participar do 18º Jamboree no Ar. Designaram-me a participar junto à estação do PY2DLQ, Sr. Laércio Ferroni (Silent Key), que morava na Rua Urutuba 56, Praça da Árvore.
Imaginava encontrar um maluco com cara de Professor Pardal, envolto em enormes aparelhos cheios de botões e fios, com válvulas avermelhadas se destacando em meio à penumbra. Eu me enganei....O aspecto visual era muito menos do que isso, mais o interesse, este sim, tornou-se muito maior!

O Sr. Laércio, operando um Eudgert Ouro C, conectado a uma 4DX34 dava aulas de cordialidade, agilidade e respeito. Sem contar os saborosos lanchinhos que eram amavelmente servidos por sua cristal (um dia ainda me lembro do nome dela!). Minha curiosidade se transformou em interesse: Ali eu estava me tornando radioamador: aprendendo com um excelente Mestre.

    Visitei durante aquele JOTA e outros seguintes algumas estações não menos acolhedoras e interessantes, com outros Mestres de primeira categoria: PY2OJ (Sr. Oscar Andrade, que virava um velho rádio AM de lado para funcionar melhor), PY2EFJ (Sr. Sebastião que falava espanhol muito bem e codificava seu indicativo como “Esperança, Fé e Justiça”), PY2CTD (Sr. George Haddad, que operava num apertado quartinho de empregada), PY2DIO (Sr. Lírio Gimenez, mais metódico nunca vi)... Depois conheci um outro grande incentivador e amigo, o Eduardo Paretti (PY2WLF) que mais tarde se tornaria meu padrinho de rádio.

    Mais tarde apareceu no Grupo Escoteiro um tal de Ivan Assaritti – PY2AIS que me ensinou a “me virar” com pouco equipamento e também as primeiras letras em CW.

    Pelo incentivo, exemplo pessoal e o modo escoteiro de viver desses verdadeiros mestres (alguns nunca vestiram um uniforme escoteiro), a todos eles rendo minha gratidão e homenagens.

    Eles me deram a coragem e a condição para prestar o exame de habilitação ...e naquela altura tudo dependia só de mim.

    E lá fui eu, caminhando: Primeira Habilitação (Classe C) em 20/12/1978 como PY2UTW; Promovido à Classe B em 17/8/1979 como PY2IEV e Promovido à Classe A em 1/10/1980 como PY2OP.

 

Veja mais:

     CW Enthusiast!   APRENDENDO TELEGRAFIA

 Q   O CÓDIGO “Q” 

 Visite também:

 LIGA DE AMADORES BRASILEIROS DE RÁDIO EMISSÃO – SÃO PAULO

  GRUPO DE CW DE SÃO PAULO

PY2OP

 

 

 

 

Home ] Acima ]

Envie mensagem a caroline@hamzo.com.br com perguntas ou comentários sobre este site da Web.
Copyright © 2006 Samir
Última modificação: 21 janeiro, 2007