Links recomendados: Produtos * Serviços * Segurança * Links * Oportunidade$ * Paz * Saúde * ReceiTANIOS * Livros online * Seu Sangue, Seu Destino Alimentos saudáveis:
O melhor caminho para fugirmos dos médicos!
Leia também estes artigos: Eles podem salvar muitas vidas!
Obesidade infantil * Pessoas obesas são maioria * Controle de Peso * Mercado de fitness e Welness * Opinião Médica * Obesos demais para Raios-X * Nutrição Celular * Receitas saudáveis * Chá Verde * Dieta do Tipo de Sangue
40 ANOS DE EXPERIÊNCIA FAZEM DIFERENÇA
Rua Diogo de Quadros 240 sala 12
WhatsApp +55 11 992 612 250
ATENDEMOS EM DOMICÍLIO - CONSULTE PREÇOS
Plantão do Pronto-Socorro de Computadores
Celular (11) 992-612-250
English-speaking phone line for Computer Help
Teléfono para Primeros Auxilios de Computadoras
CURTA HAMZO Informática no Facebook
Sites especialmente recomendados:
Computadores Hill - Feitos sob encomenda, conforme suas necessidades
Informática - Acessórios, Peças, Componentes, Periféricos
Novela na Internet - Assista episódios online
PacoTANIOS - Solução em manutenção de computadores
Clínica de Computadores - Clínica de computador
Perícias de Engenharia - Engenheiro Civil credenciado
Seu Sangue, Seu Destino - Conheça o Ketsueki Gata
Uso Racional da Água - Economia e Responsabilidade Ecológica
Traduza os rótulos e escolha bem os alimentos
Colesterol, gordura trans, carboidratos, proteínas... já foi o tempo em que ir ao supermecado era uma coisinha simples, acomodada entre uma atividade e outra. Escolher bem os alimentos que bom! é uma preocupação cada vez mais comum. Mas a tarefa leva tempo e requer preparo.
Ei, mas nada de torcer o nariz. A nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella, encarou a missão de traduzir o que está por trás da maioria dos rótulos existentes por aí, incluindo aqueles mais compliados e cheios de palavras difíceis. A seguir, ela destrinça tudo (tu-di-nho mesmo) sobre os principais conceitos que precisam estar na ponta da língua de qualquer pessoa interessada em manter a alimentação saudável e o peso em dia.
Calorias: é sinônimo de energia. Nos alimentos, a unidade correta a ser usada é quilocalorias (kcal) substituída, no dia-a-dia pelas simples calorias . Os nutrientes que fornecem energia para o corpo são três, denominados macronutrientes: carboidratos (4 kcal/g), proteínas (4 kcal/g) e as gorduras (9 kcal/g).
Carboidratos: eles são a primeira fonte de energia para o organismo e não devem jamais ser cortados da alimentação. São de três tipos: monossacarídeos (frutose, glicose e galactose), dissacarídeos (sacarose, maltose e lactose) e polissacarídeos (amido, dextrina, celulose e glicogênio). Não existe alimentação saudável sem frutas, legumes, verduras e grãos integrais, todos exemplos de carboidratos. Mas, cuidado: evite os açúcares simples ou refinados, porque eles fornecem muita energia sem uma variedade de nutrientes importante para o bom funcionamento do organismo. De toda a quantidade de calorias ingeridas no dia, de 50 a 60% devem vir dos carboidratos.
Proteínas: são os nutrientes envolvidos com a formação de células, enzimas e hormônios, daí sua denominação de construtores. São fonte de substâncias que nosso organismo não produz, conhecidas por aminoácidos essenciais. Por isso, alimentos ricos em proteínas devem fazer parte do cardápio diário , explica a especialista do Dieta e Saúde. Os alimentos fontes de proteínas são os de origem animal (carnes, leites) e alguns de origem vegetal (leguminosas, como soja e feijão). De toda a quantidade de calorias ingeridas no dia, de 15 a 20% devem vir das proteínas.
Gordura trans: desde 31 de julho de 2006, as empresas são obrigadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a indicar, no rótulo dos alimentos, a quantidade de gordura trans. Trata-se de um tipo de nutriente originado na gordura vegetal (que, naturalmente, é insaturada e não prejudica a saúde). Para a gordura vegetal dar sabor, forma e textura aos alimentos industrializados, ela passa por um processo denominado hidrogenação (daí o termo gordura hidrogenada). Nesse momento, a gordura que era líquida e insaturada passa a ser sólida e saturada, trazendo riscos quando consumida em grandes quantidades. Bolos e tortas industrializadas, biscoitos salgados, biscoitos recheados, pratos congelados, sorvetes cremosos e margarinas incluem essa gordura em suas receitas. Ainda não existe uma recomendação de quantidade de gordura trans para a dieta, mas sugerimos o consumo de, no máximo, 2 gramas por dia , afirma Roberta.
Gordura saturada: sólida em temperatura ambiente e, assim como a gordura trans, está relacionada com o aumento do colesterol ruim. Conseqüentemente, o excesso dela é fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Os alimentos de origem animal são a principal fonte de gorduras saturadas. Mas os óleos de coco e de dendê (origem vegetal) também fornecem esse tipo de gordura.
Colesterol: o colesterol é um tipo de gordura, importante para o organismo, pois está envolvido na produção de hormônios sexuais e das glândulas supra-renais, na formação da membrana celular e da bile, usada na digestão das gorduras. O corpo obtém o colesterol de duas maneiras: o próprio organismo produz, no fígado, e a partir das refeições. Mas somente os alimentos de origem animal contêm colesterol , explica Roberta Stella. Todos os tipos de carnes, leite e derivados, por exemplo. Na versão integral, esses produtos contêm mais colesterol afinal, contêm mais gordura. Bacon, vísceras, embutidos e gema de ovo são campeões em quantidade de mau colesterol, cuja ingestão diária não deve ultrapassar 300 mg.
Fibras: é um termo genérico para várias substâncias que não são absorvidas pelo organismo durante a digestão dos alimentos. Há dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis. As fibras solúveis, durante o processo de digestão, absorvem água e formam um gel, ajudando na redução dos níveis de colesterol ruim no sangue. Já as fibras insolúveis estão relacionadas com a melhora do funcionamento intestinal e com a prevenção de câncer do cólon e reto. Os alimentos ricos em fibras são as frutas, os grãos integrais, as leguminosas, os legumes e verduras. A quantidade de fibra recomendada por dia é de 30 gramas.
É mito ou verdade que carboidratos consumidos em excesso acumulam-se sob a forma de gordura? Como e por que isso acontece?
Isso é um mito. O ganho de peso acontece devido ao consumo excessivo de calorias, não gasto durante o dia. Assim, as calorias excedentes serão depositadas no corpo na forma de gordura. Entretanto, a recomendação é que todos os nutrientes sejam distribuídos entre todas as refeições do dia. Se você não conhece a composição dos alimentos, é fácil: varie. Inclua no seu cardápio alimentos de origem animal (carnes e leites), vegetais (cereais, frutas, legumes e verduras) e faça pequenos lanches entre essas refeições. Assim, você terá uma variedade de alimentos e evitará o acúmulo de um determinado nutriente. Se, à noite, você ingerir somente macarrão, saladas, legumes e frutas, a sua alimentação será rica em carboidratos. Consumindo um pequeno filé grelhado, acompanhado de pequenas porções de legumes cozidos e salada, a quantidade de carboidratos irá se reduzir, além de haver uma maior variedade de nutrientes.
1. DIFICULDADE EM PERDER PESO
O que está faltando: ácidos graxos essenciais e vitamina.
SETE REFRIGERANTES TÊM SUBSTÂNCIA CANCERÍGENA, REVELA PESQUISA
Em uma pesquisa com 24 refrigerantes, a Pro Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - verificou que 7 têm benzeno, substância potencialmente cancerígena. O benzeno surge da reação do ácido benzoico com a vitamina C. Como não há regra para a quantidade do composto em refrigerantes, usou-se o limite para água potável: 5 microgramas por litro.
Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.
Fernanda Ribeiro, técnica da Pro Teste, diz que é difícil estudar a relação direta entre o benzeno e o câncer em humanos, mas que já se sabe que a substância tem alto potencial carcinogênico e que, se consumida regularmente, pode favorecer tumores. "Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), não há limite seguro para ingestão dessa substância", diz.
A química Arline Abel Arcuri, pesquisadora da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) e integrante da Comissão Nacional Permanente do Benzeno, diz que o composto vem sendo relacionado especialmente a leucemias e, mais recentemente, também ao linfoma.
O fato de entrar em contato com o benzeno não significa necessariamente que a pessoa vá ter câncer - há organismos mais e menos suscetíveis. "Mas não somos um tubo de ensaio para saber se resistimos ou não, e não há limites seguros de tolerância. O ideal, então, é não consumir", diz Arcuri.
O benzeno está presente no ambiente, decorrente principalmente da fumaça do cigarro e da queima de combustível. Na indústria, é matéria-prima de produtos como detergente, borracha sintética e náilon.
Nesse caso, não contamina o consumidor por se transformar em outros compostos. A principal preocupação é proteger o trabalhador da indústria.
O efeito do benzeno é lento, mas, quanto maior o tempo de exposição e a quantidade do composto, maior a probabilidade de desenvolver o tumor.
Adoçantes e corantes
A pesquisa da Pro Teste encontrou, ainda, adoçantes na versão tradicional do Grapette, não informados no rótulo. O problema é maior no caso de crianças, que devem ingerir menos adoçantes.
Foram reprovados outros seis produtos: Fanta Laranja, Fanta Laranja Light, Grapette, Grapette Diet, Sukita e Sukita Zero, que tinham os corantes amarelo crepúsculo - que, segundo estudos, favorece a hiperatividade infantil - e amarelo tartrazina - com alto potencial alergênico. "O amarelo crepúsculo já foi proibido na Europa. E muitas crianças têm alergia a alguns alimentos e, depois, descobre-se que o problema é o amarelo tartrazina", diz Ribeiro.
Os corantes são aprovados no Brasil, mas, para a Pro Teste, as empresas deveriam substituí-los por outros que não sejam problemáticos, assim como no caso do ácido benzoico. "É um problema fácil de ser resolvido", diz Ribeiro.
O outro lado se defende:
A Coca-Cola, responsável pela Fanta, afirmou, em nota, que cumpre a lei e que os corantes de bebidas são descritos no rótulo. Afirma, ainda, que o benzeno está presente em alimentos e bebidas em níveis muito baixos.
A AmBev, que fabrica a Sukita, informou que trabalha "sob os mais rígidos padrões de qualidade e em total atendimento à legislação brasileira".
Cláudio Rodrigues, gerente-geral da Refrigerantes Pakera, que fabrica o Grapette, diz que a bebida tradicional pode ter sido contaminada por adoçantes porque as duas versões são feitas na mesma máquina. "Os tanques são lavados, mas pode ter ficado resíduo de adoçante no lote testado."
10 superalimentos que ajudam a emagrecer
A liga cheia de poderes especiais derrota a balança e combate doenças
Dieta saudável é sinônimo de variedade no prato, como você já sabe. Mas que tal incluir nessa seleção alguns alimentos superpoderosos quando o assunto é combater os quilinhos a mais? Não, não é história de gibi: essa liga cheia de boas intenções existe e tem todos os seus mistérios revelados pelo oráculo de nutrição do Minha Vida, Roberta Stella. Munida de todo seu aparato técnico, infalível contra qualquer gordurinha mais saliente, ela indica em primeira mão 10 delícias (entre elas, bebidas) favoráveis ao emagrecimento e à longevidade. Veja também: Dieta do Tipo Sanguíneo.
Mas atenção: esses heróis na luta contra o ponteiro da balança não conseguem nada sozinhos, trata-se de um trabalho de equipe. "Não é porque a maçã está na lista que você pode riscar todas as outras frutas do cardápio", alerta Roberta sobre a importância de um menu balanceado.
Arroz integral: típico integrante das refeições dos brasileiros, o arroz tradicional deve ser substituído de vez pelo integral (saiba quando os integrais são a melhor opção). Nessa versão, a película que reveste o grão é mantida e, com ela, são preservadas fibras, vitaminas e os minerais desperdiçados quando o arroz é polido. As calorias dos dois tipos são praticamente as mesmas.
Feijão:
Peixes:
Granola: trigo e aveia integrais são a base dessa mistura (confira a receita caseira), que torna o café-da-manhã muito mais energético. Os cereais integrais mantêm o sistema de açúcar no sangue equilibrado, prevenindo o desenvolvimento do diabetes. A granola ainda melhora o funcionamento do intestino, previne doenças cardíacas e alguns tipos de cânceres.
Nozes: elas se destacam pelo alto valor nutricional: são ricas em proteínas, gordura insaturada, vitamina E, potássio e fibras. As nozes ajudam não só o emagrecimento, como a manutenção do peso. Só não exagere na dose, pois a ingestão excessiva pode levar ao ganho de peso. Elas rendem um ótimo lanche entre as refeições principais. Uma porção de seis unidades contém 115 calorias.
Maçã: 83% da composição dessa fruta é derivada da água, fazendo com que seu valor calórico seja baixo (a unidade tem apenas 60 calorias). A maçã ainda é rica em fibras, vitaminas, minerais e pobre em gorduras. Na hora do consumo, nada de descartar a casca (talos e cascas rendem receitas incríveis). Ela é fonte de fibras e de diversos nutrientes.
Tomate: entre tantos benefícios, o tomate está relacionado à prevenção de cânceres como o de próstata, pulmão e estômago. A melhor forma para usufruir de todas as vantagens do legume é ingeri-lo cozido ou processado.
Água: ainda está para existir uma bebida que supere a qualidade da água. Além de despontar como líder no ranking dos hidratantes, ela é capaz de espantar a sensação de fome se consumida regularmente ao longo do dia desde, é claro, que você não pule nenhuma refeição. E o melhor de tudo é que ela não agrega nenhuma caloria à sua dieta (some as calorias de cada escapadinha)
Chás:
Leite desnatado:
As quantidades de alimentos indicadas se referem apenas à prevenção das doenças especificadas. A dosagem ideal para o combate das demais ainda não foi identificada pelos pesquisadores.
Além dos superalimentos apresentados acima, a lista ainda pode ser completada com os seguintes:
Clique aqui para ver algumas receitas saudáveis. Encontre MAIS DE 1.000 receitas saudáveis gratuitamente no PacoTANIOS. Com o PacoTANIOS você agrega milhares de vantagens como esta.
VEJA TAMBÉM: Obesidade infantil * Pessoas obesas são maioria * Mercado de fitness e Welness *Opinião Médica * Obesos demais para Raios-X * Nutrição Celular * Receitas saudáveis
Abacate: Nutritivo e altamente energético o abacate é o alimento dos tempos de recessão. Dentro dessa ótica, no Maranhão, já foi incorporado como complemento alimentar da população mais carente, sendo misturado com a farinha de mandioca ou de milho. Possui alto conteúdo de proteínas e sais minerais, mas sua principal característica é a alta quantidade de gordura, proporcionando aproximadamente 162 calorias por 100 gramas da fruta, o dobro da manga, duas vezes e meia o valor calórico da maçã e do abacaxi, mais de três vezes e meia o da laranja. Da fruta, se aproveita quase tudo. Das folhas do abacateiro se faz um chá que tem FIRE de ser diurético e carminativo, ou seja, que elimina gases intestinais. O caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a desinteria. O abacate também é muito utilizado pela indústria de cosméticos, em forma de cremes nutritivos e hidratantes, xampus, emulsão protetora hidratante, creme de limpeza, máscara refinadora, creme de mãos e unhas, sabão cremoso, leite de limpeza, entre outros. É conhecido, também por seus poderes afrodisíacos. Segundo a crença popular, a polpa do abacate é um ótimo estimulante sexual, assim como seus botões florais. Quem sofre de dor reumática e dor da gota possui no azeite de abacate um bom remédio.
Abacaxi: Fruta típica de países tropicais, é rica em potássio, magnésio, cálcio, vitaminas A, C, B1 e D. Auxilia na digestão, devido à presença de bromelina em sua composição (uma mistura de enzimas que desdobram proteínas, facilitando a digestão). É muito utilizado na preparação de xaropes.
Banana: Conhecida como um dos mais completos alimentos, a banana constitui uma inesgotável fonte de hidratos de carbono, potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício, cálcio, niacina, vitaminas A, B1, B2 e C. É nacionalmente conhecida como calmante intestinal, por estimular o apetite e as funções digestivas, graças a uma substância oleosa presente em sua composição, de efeito adstringente, que suaviza o intestino delgado, grosso e reto, sendo aplicada em casos de diarréia aguda ou crônica.
Melancia: Ideal para os dias quentes e para quem quer emagrecer, a melancia é uma das frutas mais ricas em vitaminas vendidas no Brasil: vitaminas A, C, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B6, B12, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico e biotina. As sementes da melancia são utilizadas em algumas regiões do país para fazer uma bebida diurética e vermífuga, denominada orchata.
Melão: Alimento rico em vitaminas A, possui também todo o complexo B e C, cálcio, ferro e fósforo. Possui alto conteúdo de celulose, que lhe dá uma função laxante suave. Recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite e cistite.
Pêra: A pêra é um dos maiores presentes do verão para os amantes da alimentação natural. Com um sabor delicioso, a fruta é rica em potássio, sódio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício, ferro, vitaminas A e C e do complexo B. É utilizada popularmente como coadjuvante do tratamento da hipertensão arterial e da prisão de ventre, sendo considerada, também, um ótimo diurético. Sua maior ação terapêutica se faz na doença diverticular do intestino.
Fruta | Valor Nutritivo | Ação Terapêutica | Origem | Predominante |
Banana | Rica em hidratos de carbono, sais minerais e mais vitaminas A, B1 e B2. | Age contra diarréia e erisipela. Polpa trata inflamações | Sudeste Asiático | Setembro a Março (Pacovan). Julho a Abril (Comprida) |
Laranja | Alto teor de vitamina A, C, complexo B, ferro e hidrato de carbono. | Previne gripes e resfriados. Desintoxica o organismo e ajuda o trabalho dos intestinos | Sul da China | Maio a Novembro |
Limão | Rica em vitamina C. | Antigripal. Atua contra a acidez gástrica, acne, afta e enxaqueca. | Índia | Agosto a Janeiro |
Maçã | Rica em vitaminas e sais minerais. | Atua contra diarréia e reumatismo. Fibra reduz o colesterol | Europa e Ásia | Fevereiro a Setembro |
Mamão | Contém vitaminas A e C, proteínas e sais minerais. | Ajuda na função digestiva do organismo | América Tropical | Setembro a Junho |
Manga | Rica em vitaminas A, C e complexo B. | Digestiva. Usada contra bronquite. | Ásia | Outubro a Março |
Maracujá | Grande quantidade de vitamina C | Calmante e atua contra diarréia, tosse e úlceras. | América Tropical | Dezembro a Agosto |
Abacate | Combate o diabetes | Baixa o colesterol | Previne as tromboses AVC | Controla pressão arterial | Suaviza a pele |
Abacaxi | Fortalece os ossos | Alivia a febre | Ajuda a digestão | Bloqueia a diarréia |
|
Água | Ajuda a perder peso | Previne o câncer | Previne pedra nos rins | Suaviza a pele |
|
Alcachofra | Ajuda na digestão | Baixa o colesterol | Protege o seu coração | Estabiliza o açúcar no sangue | Protege contra doenças do fígado |
Alho (USO EXTERNO) | Mata bactérias | Combate Fungos |
|
|
|
Ameixa | Tarda o envelhecimento | Evita Constipação | Estimula a memória | Baixa o colesterol | Protege contra doença do coração |
Arroz | Protege o seu coração | Combate o diabetes | Previne pedra nos rins | Previne o câncer | Previne as tromboses AVC |
Aveia | Baixa o colesterol | Previne o câncer | Combate diabetes | Evita constipação | Suaviza a pele |
Azeite | Protege o seu coração | Ajuda a perder peso | Previne o câncer | Combate o diabetes | Suaviza a pele |
Baga de Mirtilho | Previne o câncer | Protege o seu coração | Estabiliza o açúcar no sangue | Estimula a memória | Evita a Constipação |
Banana | Protege o seu coração | Atenua a tosse | Fortalece os ossos | Controla a pressão arterial | Bloqueia a diarréia |
Batata doce | Protege a sua Visão | Levanta a disposição | Combate o câncer | Fortalece os ossos |
|
Beterraba | Controla a pressão arterial | Previne o câncer | Fortalece os ossos | Protege o seu coração | Ajuda a perder peso |
Brócolis | Fortalece os Ossos | Protege a Visão | Previne o câncer | Protege o seu coração | Controla a pressão arterial |
Castanha | Ajuda a perder peso | Protege o seu coração | Baixa o colesterol | Previne o câncer | Controla a pressão arterial |
Cebola | Reduz risco de ataque cardíaco | Previne o câncer | Mata bactérias | Baixa o colesterol | Combate Fungos |
Cenoura | Protege a Visão | Protege o seu coração | Evita a prisão de ventre | Previne o câncer | Ajuda a perder peso |
Cereja | Protege o seu Coração | Previne o câncer | Acaba com as insônias | Tarda o envelhecimento | Protege contra a doença de Alzheimer |
Chá Verde | Previne o câncer | Protege o seu coração | Previne as tromboses AVC | Ajuda a perder peso | Mata bactérias |
Cogumelo | Controla a pressão arterial | Baixa o colesterol | Mata bactérias | Previne o câncer | Fortalece os ossos |
Couve | Previne o câncer | Evita a prisão ventre | Ajuda a perder peso | Protege o seu coração | Atenua hemorróidas |
Couve-Flor | Previne o câncer da Próstata | Previne o câncer da Mama | Fortalece os ossos | Elimina escoriações | Previne a doença do coração |
Damasco | Previne o câncer | Controla a pressão arterial | Protege a sua visão | Protege contra a doença de Alzheimer | Retarda o envelhecimento |
Feijão | Evita constipações | Atenua hemorróidas | Baixa o colesterol | Previne o câncer | Estabiliza o açúcar no sangue |
Figo | Ajuda a perder peso | Previne as tromboses AVC | Baixa o colesterol | Previne o câncer | Controla a pressão arterial |
Laranja | Fortalece o sistema imunológico | Previne o câncer | Protege o seu coração | Favorece a respiração | Elimina o escorbuto |
Lima | Previne o câncer | Protege o seu coração | Controla a pressão arterial | Suaviza a pele | Elimina o escorbuto |
Limão | Previne o câncer | Protege o seu coração | Controla a pressão arterial | Suaviza a pele | Elimina o escorbuto |
Linho | Ajuda a digestão | Combate diabetes | Protege o seu coração | Fortalece o cérebro | Fortalece o sistema imunológico |
Maçã | Protege o seu coração | Evita constipação | Bloqueia a diarréia | Melhora capacidade dos pulmões | Amortece as articulações |
Manga | Previne o câncer | Estimula a memória | Regula a tiróide | Ajuda na digestão | Protege contra a doença de Alzheimer |
Mel | Cura Ferida | Ajuda a digestão | Previne contra Úlceras | Aumenta a energia | Combate alergias |
Melancia | Previne o câncer na próstata | Promove a perca de peso | Baixa o colesterol |
|
|
Melão | Protege a Visão | Controla a pressão arterial | Baixa o colesterol | Previne o câncer | Fortalece o sistema imunológico |
Morango | Previne o câncer | Protege o seu coração | Estimula a memória | Acalma o stress |
|
Noz | Baixa o colesterol | Previne o câncer | Estimula a memória | Melhora a disposição | Protege contra doenças do coração |
Pêra | Evita a Constipação | Previne o câncer | Previne as tromboses AVC | Ajuda a digestão |
|
Pimentão picante | Ajuda na digestão | Suaviza as dores da garganta | Remove abscessos | Previne o câncer | Fortalece o sistema imunológico |
Tomate | Previne o câncer na próstata | Previne o câncer | Baixa o colesterol | Protege o seu Coração |
|
Toranja | Protege contra ataques cardíacos | Promove a perda de peso | Previne as tromboses AVC | Previne o câncer da Próstata | Baixa o colesterol |
Uva | Protege a Visão | Previne pedra nos rins | Previne o câncer | Aumenta o fluxo de sangue | Protege o seu coração |
ABACATE - É usado contra o reumatismo, promove a eliminação dos gases, digestivo, laxativo.
ABACAXI - Facilita a digestão, germicida, oxidante forte, desobstruente do fígado, combate a icterícia, combate a artrite, combate o inchaço, combate a difteria, bom contra as afecções da garganta e contra a arteriosclerose.
ABIU - Combate as afecções das vias respiratórias.
AMEIXA - É purgativa, depurativa.
AMÊNDOA - É eficaz contra as enfermidades das vias respiratórias e a irritação das vias urinárias.
ARAÇÁ - É calmante.
AZEITONA - A verde é adstringente, ao passo que a preta é laxativa.
BANANA - Combate a diarréia, calmante, favorece a formação, secreção e excreção do leite, combate a anemia.
CAMBUCÁ - É bom para o estômago.
CAQUI - É alcalinizante, bom para as afecções do fígado e os catarros da bexiga.
CASTANHA - É benéfica para os rins e o fígado, e muito útil na diarréia das crianças.
CEREJA - É alcalinizante, remineralizante, combate a desinteria, e eficaz contra a arteriosclerose.
COCO - É calmante, combate a febre, combate os vermes, útil nas inflamações intestinais.
FIGO - Combate as afecções das vias respiratórias, laxante, tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as dores e cura feridas.
FRUTA-DO-CONDE - É estimulante do apetite.
JENIPAPO - É indicado na má digestão e nas afecções do fígado e do baço.
GOIABA - Combate a diarréia e os tumores.
GRUMIXAMA - É estimulante do apetite, reanimadora.
JABUTICABA - É estimulante do apetite, reanimadora.
LARANJA - Combate a falta da vitamina C, estimulante do apetite, reguladora intestinal, laxante, diurética, combate o reumatismo, calmante, digestiva, antifebril, anti-hemorrágica, combate a nevralgia, restaura o fluxo menstrual, quando escasso ou ausente, combate a nefrite, depurativa, contra verminose, etc.
LIMA - É acalinizante e combate a falta da vitamina.
LIMÃO - O suco é estimulante do apetite, diurético, combate a febre, combate o reumatismo, combate a falta da vitamina C, anti-séptico, adstringente, curam feridas e combate o vômito. Dissolve os cálculos; combate as afecções produzidas por diversos microorganismos (cólera, disenteria, tifo, etc.).
MAÇÃ - Combate a diarréia, estomacal, combate as afecções das vias respiratórias. Alimento para o cérebro.
MAMÃO - É laxante, diurético, tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as dores e cura feridas, refrescante.
MANGA - É anticatarral, combate a falta da vitamina C, depurativa, refrescante, tem a propriedade de fazer suar, digestiva.
MANGABA - É digestiva.
MARACUJÁ - É calmante e tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as dores e cura feridas. Muito usado na coqueluche.
MARMELO - É adstringente, fortificante do aparelho digestivo.
MELANCIA - É calmante, diurética, refrigerante.
MELÃO - É calmante e diurético.
MORANGO - É diurético, anti-reumático, alcalinizante, combate a febre, elimina toxinas do fígado, laxante, facilita a digestão, tônico para os nervos.
NOZ - É bom remédio para o cérebro e para o sistema nervoso em geral.
PÊRA - É diurética e abaixa a pressão.
PÊSSEGO - É um bálsamo para o estômago e um precioso alimento para os diabéticos.
PITANGA - É refrigerante e antiberibérica. As folhas combatem a febre, mesmo nas maleitas rebeldes.
ROMÃ - As raízes são usadas para expulsar a tênia (ou solitária).
SAPOTI - É refrigerante.
TAMARINDO - É laxante e até purgativo.
UVA - É vitalizadora, alcalinizante, anti-reumática, depurativa,diurética, laxante, tônica para o sistema nervoso.
DIETA DAS CORES Veja as estatísticas de visitação deste site em http://www.hamzo.com.br/awstats/awstats.pl Site Hospedado por GalaxyHost Copyright © 2012 Hill. Última modificação: 11 março, 2021Caso alguma imagem ou link não esteja consistente, favor avisar tanios@hamzo.com.br
Envie mensagem a tanios@hamzo.com.br com perguntas ou comentários sobre este site da Web.
As marcas e logotipos aqui apresentados são de propriedade dos seus respectivos detentores.
O Portal Hamzo não se responsabiliza pelo conteúdo apresentado pelos seus associados.